terça-feira, 29 de setembro de 2015

Rio Tietê


O rio Tietê é um rio brasileiro do estado de São Paulo, as nascentes ficam no Parque Nascentes do Rio Tietê, em Salesópolis na Serra do Maro seu comprimento é de 1.150 km. Uma característica que o  tornou importante na colonização do país é que o Tietê se volta para o interior e não corre para o oceano, diferente dos outro rios. Ele atravessa o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná.
A poluição no rio começou na década de 1920, o rio foi virando um depósito de lixo graças as obras para tornar as margens retas na capital para construir pistas, com isso as pessoas pararam de frequenta-lo,  então o esgoto, resíduos industriais e todo tipo de porcaria contribuíram para tornar o Tietê um dos mais nojentos do mundo. O seu maior vilão hoje em dia é o lixo doméstico, o rio é um morto vivo, depois de apodrecer, renasce à medida que se afasta da capital.
Devido o aumento do uso da água do rio por falta de água no Sistema Cantareira, a poluição do rio Tietê mais que dobrou em um ano, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, a mancha de sujeira passou de 71 km para 157 km. Isso ocorreu porque diminuiu o volume da água e aumentou o lançamento do esgoto por vários municípios ao longo da bacia.
 No início do mês de setembro as fortes chuvas que atingiram a região de Sorocaba fizeram a espuma do rio Tietê transbordar no trecho que passa pela cidade de Salto em uma das ocasiões, a espuma tinha cor preta, essa espuma é reflexo da poluição despejada no rio. No ano passado Salto foi alagado por uma espuma preta, com isso a prefeitura retirou do rio, e também do córrego do Ajudante, que desagua no rio Tietê, aproximadamente 40 toneladas de peixes mortos.
 A Cetesb informou que técnicos vistoriaram diversos trechos do rio Tietê ao longo do dia e constataram que a alteração na coloração da água se deve a um fenômeno natural  e que é um fenômeno comum quando ocorrem chuvas intensas, principalmente após longos períodos de estiagem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário